Uma das lutas mais pedidas nos últimos meses vai acontecer no mês de outubro. O presidente do UFC, Dana White, oficializou nesta quarta-feira o duelo entre Nick Diaz e Georges St. Pierre para o UFC 137, em Las Vegas, no dia 29 de outubro. O confronto vai vale pela ‘unificação’ dos cinturões dos meio-médios da Strikeforce e do UFC .
“Vocês queriam, vocês conseguiram!!! GSP vs DIAZ dia 29 de Outubro, UFC 137 no Mandalay Bay em Las Vegas”, postou Dana White no começo da noite desta quarta-feira.
Nick Diaz é campeão dos meio-médios da Strikeforce desde janeiro de 2010, quando nocauteou o lituano Marius Zaromskis. Em abril ele fez sua última defesa do cinturão e não deu chances ao inglês Paul Delay, nocauteando ainda no primeiro round de luta. Desde então, uma unificação de títulos era sondada pela imprensa especializada.
Já Georges St. Pierre domina a categoria no UFC por muito mais tempo. O canadense é dono definitivo do cinturão desde abril de 2008, quando nocauteou Matt Serra, e ganhou suas seis lutas desde então. No último dia 30 de abril, defendeu o título contra Jake Shields lutando em casa, em Toronto, mas não convenceu. St. Pierre sofreu uma lesão no olho durante o comabte e só conseguiu vencer na decisão dos jurados, decepcionando o público.
Dana White comentou com um pequeno grupo de repórteres logo após o evento no Canadá sobre a possibilidade de uma unificação. Havia porém, algumas barreiras que impediriam o duelo. A principal delas seria o contrato de Diaz com a Strikeforce, recentemente comprado pelo UFC. O grande problema é que a categoria tem um acordo com a Showtime para transmissão da lutas, um contrato diferente do UFC.
Diaz ainda havia irritado um pouco White com os comentários de que pretenderia trocar o MMA pelo boxe, alegando que a categoria em que estava paga muito mal. Há pouco tempo, porém, ele voltou atrás e deixou claro que pretende continuar lutando MMA por algum tempo.
Com a luta agendada, Dana White ainda precisará esclarecer algumas questões. A principal delas é dizer como ficará o cinturão da Strikeforce, uma vez que ele não será verdadeiramente unificado, mas sim ‘abandonado’ para Diaz poder lutar pelo UFC. O chefão ainda precisará esclarecer as questões contratuais de transmissão da luta.
A luta vai ser a primeira envolvendo lutadores campeões das duas categorias desde que o UFC comprou a Strikeforce, em março. A expectativa é que haja mais combates como este, colocando frente a frente donos dos cinturões de cada uma das entidades.
Nick Diaz já lutou pelo UFC entre setembro de 2003 e novembro de 2006. Foram seis vitórias e quatro derrotas lutando pela categoria, mas a passagem foi tumultuada, com o contrato sendo interrompido no meio e depois retomado, com o lutador se envolvendo em confusões com os adversários. No total, Diaz tem 25 vitórias e sete derrotas na carreira, além de uma luta que ficou sem resultado após ele ganhar e ser pego no antidoping por uso de maconha.
Já St. Pierre tem uma carreira com número ainda melhores e é considerado um dos melhores lutadores do mundo. Sem se envolver muito em polêmicas, o canadense luta pelo UFC desde janeiro de 2004 e tem um total de 22 vitórias e apenas duas derrotas em sua vida no MMA, a última em abril de 2007, contra Matt Serra. O outro revés do campeão foi para Matt Hughes, em sua terceira luta pelo UFC, em outubro de 2004.