O empresário de Mauricio Shogun, Eduardo Alonso é peça fundamental no planejamento dos treinos do campeão do UFC, que enfrenta Jon Jones neste sábado. Em entrevista ao Portal do Vale Tudo, Alonso contou como está o clima nos EUA para a luta, como foi a preparação de Shogun para o combate e avisa: “Shogun não gosta de perder nem no par ou ímpar”.
Como o Shogun está chegando pra essa luta? Como foram os treinos e sua recuperação da cirurgia?
Está chegando muito bem preparado. A recuperação foi a melhor possível, com muito esforço e dedicação por parte do atleta, e grandes profissionais ao longo de meses. Ele está sem nenhuma lesão, confiante e bem preparado, com treinos desde setembro, primeiro moderados, e fortes desde dezembro.
Vocês contaram com ótimos sparrings nas ultimas lutas. E pra essa agora, como foi?
Seguimos o mesmo modelo. O Mauricio já é um atleta maduro e sabe a necessidade de planejamento e trabalho tático. Trouxemos sparrings para emular o Rashad, e posteriormente contamos com outros sparrings pra trabalhar nas características do Jon Jones. A equipe toda, Raphael Simpson, Paulo Tuba, o próprio Mauricio, etc, tiveram muito mérito nisso.
Qual sua opinião sobre o Shogun ser o azarão nas bolsas de apostas?
Acho justo. O Jon Jones vem de varias vitorias dominantes, luta em casa e tem sido muito promovido. Méritos pra ele, que agora tem que conviver com essa pressão e responsabilidade de confirmar seu favoritismo.
Desde que você chegou aos EUA para a luta, sentiu algum clima de oba-oba por parte dos americanos?
De certa forma existe um clima quase que de exagero em cima da figura dele, que é um grande atleta, com muito potencial, mas que ainda precisa passar por mais testes pra crescer. Eu particularmente prefiro estimular humildade e trabalho duro nos atletas com quem trabalho, mas cada um tem um estilo. Como disse, o favoritismo é dele e cabe a ele mostrar que realmente isso tudo é merecido. Acho que o Shogun cresce muito como azarão, e já vimos esse filme. Respeitamos ele, e sábado a gente confere o resultado disso tudo.
O Shogun mesmo disse algumas outras vezes que luta até melhor quando é azarão. O que você acha disso?
Eu concordo, é uma característica dele. O Shogun é muito competitivo, não gosta de perder nem par ou impar (Risos). Quanto mais duvidam dele, mais ele se motiva e cresce, e já provou isso. Vimos esse filme no GP em 2005, vimos esse filme contra o Chuck Liddell, e contra o Lyoto. Eu prefiro, sinceramente, essa situação. Sem oba-oba da imprensa, sem excessos de marketing de novos "gurus" da publicidade no MMA, e com muita motivação e trabalho duro. Nesse sentido, aprendemos muito, inclusive eu, por mais irônico que possa parecer, com a antiga escola do atleta. Tem que se fechar e trabalhar duro, e o maior marketing vão ser as vitorias. Todo esse trabalho em cima do Jon Jones vai mudar muito caso o Mauricio ganhe, e a nós só cabe trabalhar respeitando o Jones.
O que os fãs podem esperar da apresentação no Shogun nesse sábado?
Podem esperar muita dedicação, como sempre, e muita agressividade, porém com inteligência, como é e vem sendo cada vez mais sua característica. O Mauricio sempre entra no cage pra desempenhar o seu melhor e procurar finalizar o combate. Sabemos do potencial do Jones, mas confio muito, muito mesmo no Mauricio. A gente sabe o talento que ele tem. Estamos em peso com uma equipe forte pra dar suporte a ele aqui, confiantes e unidos num só objetivo. Que chegue logo Sábado a noite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário